Quando estou triste, choro, choro, choro. Ligo a vitrola e Chico, Chico, Chico. Quando estou feliz, também!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Atrás da porta

Eu fiquei pensando em colocar o título do post de 68 anos, mas depois resolvi continuar dando os nomes das músicas aos posts, então elegi Atrás da porta como a música de parabéns de hoje.
É minha gente, o Chico da minha, das nossas vidas hj faz 68 anos, e continua mexendo com a libido de muitas mocinhas como eu por aí.
Também rolou maior dúvida que música postar hoje, mas depois de ver esta interpretação da Elis eu decidi escolhê-la, esta combinação de letra com interpretação e até quem não entende o idioma conseguiria entender o que se passa ara mim é algo magnífico.
Para mim o Chico é o homem que conseguiu entender a essência da Alma feminina quase por completo, sem ser tachado como machista, como aconteceu com Nelson Rodrigues e Vinícius de Moraes.
Eu certamente não vou entrar na discussão do machismo e feminismo, mas posso dizer que a mulher sente dores desse gênero como se tivesse arrancando as entranhas, e é exatamente isso que sinto com esta música, principalmente com a interpretação da Gloriosa Elis Regina.
A história desta música é bastante bonita, o momento de composição foi único para Chico, e lendo a história temos a sensação que ela foi composta exatamente para que Elis a interpretasse, pois ela estava em um momento de separação e reconstrução. Você pode ler a história aqui e ler uma pequena nota sobre a música aqui.
"...E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua."
Uma outra célebre citação, que nos traz a muitas histórias, realidades, que passamos ou sabemos de quem passou. Esta é uma outra parte que canto pelas alturas, naquele momento em que estou sozinha no carro ouvindo Chico, e volto a música para cantarolar novamente esta parte e redescubro a música inteira, enquanto espero este fim de música.
Uma coisa boa de se atentar é que esta versão da música, onde tem "Nos teus pêlos", estamos acostumados a ouvir "No teu peito", sim, a mudança é por causa da D. Censura, que na época criou caso com a palavra pêlos. E que época é essa? 1972.
Então vamos minha gente, celebrar o aniversariante com mais uma de suas letras geniais.



Atrás da porta
Chico Buarque e Francis Hime


Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei, eu te estranhei
Me debrucei sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teus pêlos, teu pijama
Nos teus pés ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua

Nenhum comentário:

Postar um comentário