Quando estou triste, choro, choro, choro. Ligo a vitrola e Chico, Chico, Chico. Quando estou feliz, também!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Roda Viva

A música em questão foi composta para a peça que leva o mesmo nome, em 1967. Uma época marcada pela ditadura militar.
Li nos comentários do "análise de letras" uma pessoa atentando que ler ao contrário Roda Viva é o mesmo que Viva a Dor, e tendo como base a época em que foi composta tem todo o sentido.
E o que melhor caberia hoje se não "Viva a Dor", para comemorar os 30 anos que veio chagando de mansinho com suas dores internas avassaladoras?
Esta música sempre me fez tocar o repeat, e cantar desafinadamente bem alto enquanto dirijo (geralmente quando mais ouço música).
Me lembro de uma época em que ouvi bastante esta música, foi quando comecei minha primeira faculdade (já iniciei duas e por motivos pessoais não pude, ainda, concluir nenhuma, mas a de jornalismo eu venho concluir, em breve), então, voltando para a primeira faculdade, que era de RH ~bom na verdade não fiz vestibular para RH e sim para marketing, mas isso é uma longa história que talvez um dia eu conte no Pinkekeando~ eu conversava muito com uma amiga que perdeu uma filha cedo por erro médico, e depois de uma conversa com ela eu passei dias, talvez semanas ou meses ouvindo esta música incansavelmente.
Eu, por minha vez, estava também em um momento delicado da minha vida e então a letra me ajudava a refletir sobre a minha vida.
Tenho voltado a escutar constantemente esta música, tenho precisado assimilar muita coisa, então uso as músicas, suas letras e poesias, para refletir mais sobre a minha vida e o andamento das coisas.
E então enquanto sigo desejando ter voz ativa e no meu destino mandar vamos cantarolando e rodopiando conforme as batidas musicais e do coração. 


Roda Viva
Chico Buarque

Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu...
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá ...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
A roda da saia mulata
Não quer mais rodar não senhor
Não posso fazer serenata
A roda de samba acabou...
A gente toma a iniciativa
Viola na rua a cantar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a viola prá lá...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
O samba, a viola, a roseira
Que um dia a fogueira queimou
Foi tudo ilusão passageira
Que a brisa primeira levou...
No peito a saudade cativa
Faz força pro tempo parar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a saudade prá lá ...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...(4x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário